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Tecnologia ancestral e sustentabilidade em prol da educação

Para além de toda a importante e conservada Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal, do belíssimo Parque Sesc Serra Azul e do deslumbrante Hotel Sesc Porto Cercado, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal – criado há 26 anos pelo sistema CNC-Sesc-Senac – acaba de inaugurar a sua mais nova e potente ação: a ampliação do seu Complexo Educacional, em Poconé. Utilizando um conceito inovador, que conjuga tecnologia ancestral e sustentabilidade, as novas edificações da Escola Sesc dialogam com uma proposta voltada para as identidades do território e para as abordagens pedagógicas sustentáveis, afirmando-se como a maior estrutura educacional da cidade.

Projetado pelo premiado arquiteto mato-grossense José Portocarrero, o novo espaço da Escola Sesc, inspirado na inteligência arquitetônica dos povos indígenas, está organizado de forma circular ao redor de uma área externa central que promove o encontro das crianças em um ambiente natural e de grande intencionalidade pedagógica. As salas que circundam essa clareira foram pensadas em poética alusão às casas indígenas, valendo-se da luz natural e estrutura elevada, o que permite melhor ventilação, conforto térmico e redução de consumo de energia. Organizadas não por turma, mas por áreas do conhecimento, as salas de aula são um convite ao passeio pelos diferentes saberes, em movimento contínuo de encontro e reencontro, de entrar e sair, uma quase dança da aprendizagem. Ao compartilharem espaços, os alunos também aprendem a dividir e cuidar dos ambientes que são de todos e de cada um.

Com capacidade para 600 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – anos finais, a Escola Sesc Pantanal contribui de modo determinante e sem paralelos para o desenvolvimento do território a partir de um trabalho com as infâncias, buscando uma formação integral e, portanto, para além dos saberes e temas comumente ditos escolares. Temos um incontornável olhar para o sujeito integral, em suas dimensões cognitiva, social, física, emocional, cultural e digital, articulando transversalmente todas as áreas de atuação do Sesc ao Programa Educação.

Essas são, aliás, as premissas de toda a Rede Sesc de Educação: desenvolver sujeitos por inteiro e(m) seus territórios, a partir de uma perspectiva de educação ampliada, que faça emergir da Escola, e não só dela, tudo o que as infâncias e as juventudes devem ter, por direito, para uma formação humanista e integral, ancorada no livre brincar, na ludicidade, na criatividade, no espírito crítico, na excelência acadêmica, na inovação (tecnológica e social), na autonomia e no protagonismo. Não há outra forma de promover uma Educação para a Vida, com cidadania, ética, estética e felicidade, senão a partir desse olhar abrangente e que integra as diversificadas e essenciais experiências de aprendizagem.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas modalidades regular e EJA, a Rede Sesc de Educação, estruturada a partir do Departamento Nacional, está cada vez mais fortalecida e em processo de integração nacional, tomando por base princípios norteadores unificados, construídos coletivamente por todos os Departamentos Regionais e expressos no Projeto Político Pedagógico da Rede.

Nesse sentido, é com alegria que todo o Programa Educação do Sesc celebra a inauguração das novas edificações que formam o Complexo Educacional Sesc Pantanal, ampliando ainda mais a oferta de vagas, em resposta às demandas sociais e educacionais do território, e confirmando um trabalho nacionalmente exitoso. Em perspectiva de Rede, o crescimento das partes é também o crescimento do todo. Poconé recebe; o Brasil ganha.

Luiz Fernando de Moraes Barros, gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc. — Foto: Divulgação/Sesc Pantanal

Luiz Fernando de Moraes Barros, gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc. — Foto: Divulgação/Sesc Pantanal

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/sesc/polo-socioambiental-sesc-pantanal/noticia/2023/11/09/tecnologia-ancestral-e-sustentabilidade-em-prol-da-educacao.ghtml

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